segunda-feira, janeiro 23, 2006

Do solo ao sul – A nova poesia algarvia

A música inundou a poesia, como se da fundição das duas se transcendesse a tradicional apresentação de uma obra escrita. Ao som da palavra “musicada” (alguns dos poemas que se apresentam na obra foram recitados ao som de composições musicais, criadas com o fim de suscitar ambientes / cenários poéticos) os presentes na apresentação desta “Antologia de novos poetas algarvios – Do solo ao sul”, oferecida no dia 20 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Faro, puderam saborear esta mútua iluminação, provando da colaboração fascinante que este modelo criativo introduz. A palavra coloriu-se de um fundo melódico e a música ganhou, através da palavra, um lirismo diferente.
Ao sul, a poesia ganhou um fôlego renascido, atestando uma força crescente na vida cultural desta região e mostrando acima de tudo o nascimento da “nova” poesia algarvia e não da poesia “dos novos”. Esta assume-se na sua plenitude, vigorante, motivada e motivadora. É uma oferta do Algarve ao Algarve e resume-se numa palavra: luz.
Importa agradecer à Associação Recreativa e Cultural do Algarve [ARCA], a par de todas as outras entidades (nomeadamente a Faro – Capital Nacional da Cultura) que contribuíram para a realização deste projecto, devendo também salientar-se a importância desta nova actividade que é a acção editorial que a associação referida agora comporta. Facto que deve ser realçado tendo em conta o potencial criativo literário que existe na cidade e na região em si. Por isso mesmo, espera-se então que esta obra nascida na passada sexta-feira, se torne apenas na primeira de muitas e espera-se também que possa servir de estímulo criativo para todos os poetas e escritores que ainda não tornaram públicos os seus escritos.
Um grande bem haja aos autores e amigos – João Bentes, Pedro Afonso, Pedro Sousa, Ricardo Paulo e Ruben Gonçalves, pelo seu contributo enriquecedor à cultura, à região, aos espíritos, e à Dra. Maria Aliete Galhoz pelas excelentes apresentação e organização dos textos dos autores. È caso para dizer que uma nova geração de criadores algarvios está a ganhar forma...

Miguel Godinho

Sem comentários: