segunda-feira, abril 08, 2013

Aprender

O que eu queria mesmo era aprender. Aprender o que fosse possível aprender, absorver tudo o que me rodeava, incorporar conhecimento, saber o porquê das coisas, talvez um dia tudo aquilo que já soubesse de antemão, por muito pouco que fosse, me pudesse vir a ser útil, actuar a meu favor. Já estudar, só mais tarde lhe ganhei o gosto, quando percebi que de outra forma seria muito difícil, impossível, custoso que nem o raio, perceber certas coisas que a vida do dia-a-dia não oferece, não explica, não justifica, ou então sou eu que não percebo, não chego lá, não compreendo, não falo a mesma língua. Cedo descobri que era preciso ler, ler muito, ler muito mesmo, ler tudo o que conseguisse, meter-me dentro dos livros, jogar-me de cabeça, deixar-me cair lá para dentro, não só porque lendo com certeza outros mundos me seriam apresentados, e eu gostava muito de ter a oportunidade de conhecer outros mundos, todos aqueles que fosse possível conhecer, de preferência de borla, sem gastar o dinheiro que não tinha, nem tenho ainda, mundos diferentes do meu, porque o meu tantas vezes era uma chatice, mas porque percebi que esses mundos seriam muito mais interessantes do que aqueles que todos os dias temos de aturar, os mundos desinteressantes das pessoas óbvias, das pessoas fúteis, das pessoas que nos aparecem à frente, que temos de aturar, o nosso mundo, afinal, o mundo das pessoas que se querem meter no nosso caminho, bem sei que há umas que acabamos por perceber que ainda bem que se meteram à nossa frente, acabamos sempre por ter surpresas, e no que toca a pessoas, tantas vezes nos enganamos, para bem e para o mal, mas eu sei, o caminho é de todos, o caminho faz-se caminhando e se caminhamos todos juntos, não há outra hipótese, aliás, temos mesmo de caminhar todos juntos, é um risco que temos de correr. Mas o meu caminho é o meu caminho, que me desculpem essas pessoas que não interessam, eu tenho a certeza que nada tenho que ver com eles, com essa gente que só empata, com essa gente que não se preocupa, que não quer saber, que se está nas tintas, que acha que não tem mais nada para aprender, que já aprendeu tudo, que tudo sabe sobre tudo, saber tudo ninguém sabe, coitado daquele que julga saber tudo, já pouco consegue aprender para lá do pouco que já aprendeu.
.
MG 2013

Sem comentários: